log-in pt en
 
 
URPIA - Lar de 3ª Idade
2009, Venteira, Amadora
Voltar
 
 
 
 
 

Inserido na proposta urbana Villapark, a caracterização arquitectónica do edifício teve por preocupação a consonância deste com os construídos no mesmo plano urbanístico. No entanto, por ter um programa de carácter diferente, optou-se por uma arquitectura que o destacasse da envolvente, de uma forma benéfica aos utentes do mesmo.
Assim, o edifício teve por princípio o habitar de “jardins suspensos”. Caracteriza-se por um núcleo central, com embasamento em betão aparente e revestido, nos pisos superiores, a painéis  compactos de compacto de cimento e fibras à cor antracite. Este corpo é posteriormente pautado pelas varandas: línguas longitudinais em pedra mármore branco real, pontuadas pelos jardins que vão surgindo ao longo das mesmas.

O Lar funcionará num edifício isolado, inserido numa zona de carácter habitacional. Servirá 21 utentes e terá, obrigatoriamente, 9 trabalhadores internos. Programaticamente, no piso 0 encontra-se a sala de convívio, usufruindo do contacto directo (e de nível) com o exterior do edifício. Neste piso encontram-se também os gabinetes do Director, de Saúde e Sala da Administração/Reuniões, assim como a Recepção e Pesagem de Mercadorias. No piso 1, ocupando toda a frente do edifício, surge a Sala de Refeições, subdividida em duas, servidas directamente pela cozinha. Neste piso resolvem-se também a Sala de Pessoal, Balneários e Lavandaria (esta serve só como depósito de roupa limpa/suja, já que o serviço de lavagem será prestado por entidade exterior). Nos restantes pisos, encontra-se o programa ocupacional propriamente dito: 14 quartos (7 duplos e 7 individuais), sendo todos os pisos servidos por Sala de Estar e Banhos com Ajuda. Cada quarto apresenta uma varanda rodeada por espaços ajardinados que, sendo apenas acessíveis pelos quartos, se tornam em pequenos jardins privativos. É proposto que o cuidar destes jardins seja efectuado pelos utentes do lar. Esta saudável interacção entre utente e edifício apresenta-se como uma proposta saudável ao nível urbano, arquitectónica e social.

 
 
 
Ficha Técnica


Dono de Obra
URPIA - União de Reformados, Pensionistas e Idosos da Amadora
 
Arquitectura
Arqtº Gonçalo Rangel de Lima
Arqtº Jorge Matos Alves
Arqtº Pedro Neto Ferreira
 
Colaboradores
Arqtº Nuno Ferreira
Arqtº Alexandre Teixeira
 
Estrutura
Instalações Hidráulicas
PECS - Projectos de Engenharia, Lda.
 
Instalações Técnicas Especiais
Graucelsius - Consultores de Engenharia, Gestão e Planeamento, Lda.

Instalações Eléctricas e Telecomunicações
SM&LM - Engenheiros Associados, Lda.

Equipamentos Hoteleiros
Abaque - Equipamentos Hoteleiros, S.A.

Visualização Tridimensional
Henrique Jardim

 
 
 
© GJP, Arquitectos. +info